Pesquisa do Expresso Feminino

14 de maio de 2015

Mereci todas as rugas que conquistei, e você?

por Flávia Pantoja Strafacci


As rugas são como as cicatrizes de um herói de guerra. Então porquê não carrega-las com orgulho?
No mundo em que vivemos rugas representam o envelhecimento, mas envelhecer não é bom? Quando disseram que ficar mais velho era vergonhoso e degradante, quem inventou isso? Quem disse que a beleza só pertence aos jovens, magros, loiros de olhos azuis?
Não vim questionar a beleza de uma modelo no palco, de um corpo escultural, de uma pele esticadinha e nutrida de olhos lindamente azuis; mas vou colocar em cheque a falsa falta de beleza do mais velho.
A grande verdade é que o bombardeio da mídia nos convenceu de que se tomarmos doses de formol e conseguíssemos ser fisicamente jovens para sempre seríamos mais bonitos.
Se queria ter os seios mais fartos, o bumbum mais durinho, barriguinha de tanquinho e não ter que pintar cabelos para não ficarem brancos? Claro que queria! 
Porém também não tenho vergonha de minhas rugas que já aparecem com meus quase 35 anos... não mesmo!!! Acho que mereci todas elas!!! Por toda vez que bati a cabeça contra a parede e tive que retomar um caminho, quando me apaixonei loucamente por um idiota (ou toda vez que me apaixonei por um) e sofri como uma condenada... Mereço cada ruguinha por toda dor de cabeça dada aos meus pais, por cada nota vermelha que tirei, por cada tropeço.
As rugas pelas tristezas inevitáveis da vida, perdas, batalhas que não chegaram em lugar algum, sonhos que não passavam de ilusões, murros em ponta de faca.
Mas as rugas que mais me dão orgulho são as que ganhei pelas conquistas, pelas alegrias, pelo amor verdadeiro que encontrei pelo caminho, por ser uma mãe que tenta dar seu melhor, por tentar ser um ser humano que aprende com os erros, por cada vez que levantei quando levei um tombo...
Tenho orgulho porque se errei, pude mudar de direção; se levantei foi porque soube superar um tombo; se me iludi, foi porque nunca desisti de sonhar, de querer; se gritei e esbravejei em vão foi porque já fui jovem e não sabia chegar a um consenso.
Quando olho no espelho e vejo alguma ruga penso que o tempo passou e imagens passam por minha cabeça como um turbilhão de lembranças e fico feliz de ter vivido de forma legítima, sempre buscando a verdade do meu íntimo: quem sou?, o que busco?, quais são meus anseios?, sou uma pessoa legal?, o que devo melhorar em mim?, e a pergunta mais importante surge - sou feliz?
Rugas servem para nos lembrar o que fizemos no passado e nos convida a viver o presente e futuro do jeito que você quiser, de forma aperfeiçoada, como uma nova chance. E você, tem orgulho de suas rugas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito válida!