Pesquisa do Expresso Feminino

23 de outubro de 2009

Insegurança

Um dos pecados no relacionamento é o excesso de insegurança. Há quem se apaixone tanto por alguém que parece que precisa dele como o próprio ar para viver!

Mas saiba que agir dessa forma é um convite à pessoa que está ao seu lado querer sair da relação ou aprontar várias coisas, podendo até chegar à traição, dependendo do quanto permissiva você for.
O primeiro exemplo geralmente se trata dos caras mais legais, pois se ele é mais maduro e não faz nada de errado, não vai permitir que você o persiga e duvide dele, a tendência nesse caso é ele se afastar.
Já o segundo, penso que é mais comum acontecer. Se você fica naquela paranóia atrás dele, seguindo seus passos, duvidando até de sua sombra, a auto-estima dele vai lá para cima, ele passa a sentir que você não vive sem ele. E se isso acontece, vou falar que é um verdadeiro inferno, pois você não terá mais paz.
Quando o homem pensa que você precisa dele, que você não vive sem ele, quando fica óbvio que você tem medo de perdê-lo, ele deita e rola, faz o que quer.
Ele fica sem medo de perdê-la, pois não precisa se preocupar com isso, já que você demonstra que só pensa nisso; e passa a fazer tudo aquilo que julga que pode e que você perdoaria por amá-lo tanto assim.
Daí vira um círculo vicioso: ele faz o que bem entende, você, apesar de ficar magoada, perdoa por não se ver sem ele; ele fica mais seguro ainda de si, pois passa a achar que você perdoa tudo e continua fazendo o que quer, sem pensar muito nas conseqüências, pois acha que nunca as sofrerá.
Se você entrou nesse circulo vicioso, pare tudo! Está tudo errado! Primeiramente, jamais o deixe pensar que você não viveria sem ele. Depois, você é mais importante que ele.
Ter confiança em si mesma é a chave do sucesso! Seja convicta de si, tenha amor-próprio e faça com que ele perceba que se não andar na linha, ele dança. Mas faça isso com atitudes. Somente dizer que se chateou, que ele a magoou e ficar por isso mesmo não adianta de absolutamente nada!
Quando pensar nesse homem, pense: e daí se perdê-lo? Ele já não é um príncipe encantado, já me faz sofrer, o que eu estou perdendo mesmo? Se ele seguisse na linha, direitinho, nem diria nada, mas se ele já a faz sofrer, porque ter medo de perdê-lo?
Não estou falando para você virar aquela mulher desacreditada do amor. Não é para desrespeitar o homem, falar para ele que ele não é nada, que sem ele você vive bem, não! Estou falando em um relacionamento equilibrado, sadio, onde ambos se respeitam, se gostam e não se magoam com freqüência. E que os dois saibam, através de atitudes, que só dará certo se ambos forem honestos e respeitosos um com o outro.
Uma frase que adoro e que sempre repetirei aqui no blog, antiga, ninguém sabe quem disse, mas é verdadeiramente sábia: “Antes sozinho que mal acompanhado”. Uma relação só vale a pena se vier para te acrescentar, jamais para subtrair.

8 comentários:

  1. Sabe Flávia tudo que você diz no seu texto é a pura realidade,mas muitas pessoas só vão chegar a esta conclusão quando chegam a perder o namorado ou o noivo ou até mesmo o marido,muitas vezes o amadurecimento ajuda a ver como realmente devemos nos portar,sempre leio os seus textos e consigo ver muita realidade neles ,espero que outras leitoras também chegam a esta conclusão.Beijos Marcia

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, ainda ontem estava conversando com uma amiga, Carlinha, q tinha ouvido "Mil perdões" de Chico Buarque e ficado pensando sobre vários relacionamentos q tivemos e tem td haver com este texto, q adorei, por sinal!

    Mil Perdões
    Chico Buarque
    Composição: Chico Buarque
    Te perdôo
    Por fazeres mil perguntas
    Que em vidas que andam juntas
    Ninguém faz
    Te perdôo
    Por pedires perdão
    Por me amares demais
    Te perdôo
    Te perdôo por ligares
    Pra todos os lugares
    De onde eu vim
    Te perdôo
    Por ergueres a mão
    Por bateres em mim
    Te perdôo
    Quando anseio pelo instante de sair
    E rodar exuberante
    E me perder de ti
    Te perdôo
    Por quereres me ver
    Aprendendo a mentir (te mentir, te mentir)
    Te perdôo
    Por contares minhas horas
    Nas minhas demoras por aí
    Te perdôo
    Te perdôo porque choras
    Quando eu choro de rir
    Te perdôo
    Por te trair

    ResponderExcluir
  3. Vc fez ficar óbvio em poucos minutos o que as pessoas demoram anos de sofrimento para compreender. Gostaria que muitas mulheres queridas pudessem lê-lo. Ainda preciso devo admitir que amo essa música e nunca tinha prestado atenção na mensagem relacionando com o tema de seu texto. Perfeita a citação... Bjs. Lili

    ResponderExcluir
  4. É mesmo!!! Marina mandou superbem ao citar essa música. Pois acaba sendo, de certa forma, culpa dela até o fato dele a trair. Valeu mais um a vez pela participação!!! bjos

    ResponderExcluir
  5. Nossa adorei a musica,mas as vezes é tão ruim ficar mal com a pessoa amada....

    ResponderExcluir
  6. texto perfeito.Eu sou essa pessoa do texto e da música,muit insegura,morro de medo de ser traida como já fui pela própia pessoada qual eu amo muito e resolvi dar uma segunda chance;

    ResponderExcluir
  7. Perfeito mesmo.. eu sou assim há 17 anos!! já fui traida por varias vezes e agora já nem sei mais quem sou.. tanto é que cheguei no meu limite do ciumes, da baixa auto estima e insegurança ha nem se fala.. segunda feira vou a uma psicologa!! pra falar a verdade acho que nem ela vai dar jeito em mim.. estou muito magoada mesmo!! Mais tenho fé que um dia tudo vai mudar !!
    Adorei seu blog, vou passar por aqui sempre!! Parabéns
    Adriana

    ResponderExcluir
  8. Que bom, Adriana!!! Fico feliz que tenha gostado... Tenho tido pouco tempo para escrever, mas espero que o pouco que eu escreva seja algo que as pessoas gostem e que possa ajudar alguém. Bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito válida!