Pesquisa do Expresso Feminino

14 de abril de 2010

Relacionamento à distância

por Flávia Pantoja Strafacci

Quem nunca teve uma ‘amor de verão’? Estava viajando de férias, conheceu aquele carinha perfeito, vocês parecem combinar em praticamente tudo e voltou apaixonada? Você não é a única a passar por isso. Muitas mulheres se apaixonaram loucamente por alguém que mora há quilômetros de distância.
O grande dilema nesse caso é: conseguirei manter um relacionamento à distância? Como tentar mantê-lo? Bom, verdade seja dita: não é nada fácil manter um relacionamento à distância. Em alguns casos raríssimos, pode até durar por um tempo. Mas há privações e tem que se ter muita paciência e saber relevar muitas coisas. Para encarar essa, você precisará:
1- Condições financeiras e tempo para viajar - é necessário que ambos tenham condições e disponibilidade de se visitarem com certa frequência. Se vocês são duros de grana ou não conseguem folgar do trabalho, esqueça! Impossível manter um relacionamento que não se pode se tocar, sentir o cheiro, beijar... Ficar só de sorrisinhos e mensagens pela internet é ilusão.
2- Maturidade – os dois têm que saber levar a relação com mais liberdades do que um namoro convencional, pois como não se pode estar junto, há necessidade que os dois possam manter o meio social normalmente, não dá para deixar de sair e ficar apenas conectado na internet.
3- Consciência de possível ilusão - se foi uma situação de ‘amor de verão’, lembre-se de que só conhecemos realmente as pessoas no convívio diário, quando estamos cansados, com responsabilidades no trabalho, na faculdade... é namorando convencionalmente que a máscara cai. Então esteja preparada para possíveis surpresas se tiver oportunidade de conviver com ele mais de perto por mais tempo, pode ser que descubra manias e defeitos que você jamais imaginou e a sensação de que ele era perfeitinho pode ir por água abaixo. Se você não conseguir sequer essa pequena convivência, pode demorar muito para conhecê-lo realmente.
4- Estar segura de si – não adianta tentar namorar à distância se não estiver preparada para certas liberdades como ele sair sozinho ou ver amigas que você nem conhece. Se você for muito ciumenta, nem tente namorar à distância... será só sofrimento para você. Esteja segura de que ele está ‘afim’ de você. Para isso, é bom ficar atenta a detalhes fáceis de perceber. Se ele demonstra o mesmo interesse que no início é um bom sinal... tipo: mandar mensagens, conversar no MSN, ligar, te procurar com a mesma frequência. Se algo mudar, se prepare, pois pode ser que ele esteja se cansando da situação ou pode estar se interessando por outra pessoa. Daí não adianta cobrá-lo por isso, estamos sujeitas a esse tipo de coisa em qualquer relacionamento, imagine num à distância! Se acontecer dele mudar, apenas tente conversar para ter certeza de que é isso, mas vá se preparando para o fim.
5- Não se prenda totalmente à situação – não estou falando para você se comportar como solteira. Mas não deixe de sair, de se divertir, de ver seus amigos, não mude sua vida por causa de um namoro à distância. Se vocês não podem estar juntos, tem que ser algo mais solto, caso contrário, sentirá que ‘perdeu seu tempo’. E como foi dito acima, num relacionamento à distância vocês estão mais sujeitos ao término do que num relacionamento comum, manter sua rotina social fará com que se sinta mais amparada caso o relacionamento acabe.
Muitas vezes namoro à distância não passa de uma lição a ser vivida uma ou duas vezes na vida para aprendermos que não dá certo. Mas se aquele ‘gatinho’ vale a pena, porque não tentar? No que diz respeito ao que se sente e aos relacionamentos não há regras. Se é isso que você quer, tente! Afinal, viver uma paixão é bom demais! São pouquíssimos casos que dão certo, mas existem; a maioria deles foram namoros conturbados, com muitos aprendizados, mas acabaram juntos; para eles o namoro à distância foi uma fase do relacionamento até conseguirem estar juntos. Boa sorte!

“Que não seja imortal, posto que é chama; mas que seja infinito enquanto dure” (Morais, Vinícius de. Soneto da Fidelidade).

Também já se apaixonou por alguém que está longe? Já namorou à distância? Dê sua opinião para as leitoras de plantão que estão passando por isso!
Leia também:

6 comentários:

  1. Vivo um relacionamento assim a 2 anos,nos conhecemos pela internet e nunca mais paramos,ele ja morou em minha cidade mas teve que retornar a sua e mesmo assim estamos juntos e apaixonados,nos falamos todos os dias ja batemos record de horas no celular que foram de 5hrs,e temos planos de nos casarmos um dia...

    ResponderExcluir
  2. Hum... puxa, que legal! Taí a prova de que tudo no amor é possível! Boa sorte para vocês! E obrigada por participar contando sua história.

    ResponderExcluir
  3. Vivo um relacionamento a distância mas q é simplesmente fantástico,sempre q pode ele vem me ver...

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz em saber que muitos casais conseguem viver um relacionamento em paz e bacana mesmo à distância. Foi como eu disse: é muito difícil, mas se souber lidar com a distância e se ambos forem pareceiros, pode dar certo sim. Bjos e boa sorte

    ResponderExcluir
  5. meu namorado foi estudar para outra cidade, só vem aqui aos fins de semana e quando pode. está lá a 5 meses, e realmente sinto me só, e triste. deixei de sair com amigas á noite, etc, pois acho que estou a desrespeita lo enquanto ele está lá a estudar. gosto muito dele e vou fazer os possiveis para esperar que os estudos dele acabem e venha pra cá de vez. e fazermos a nossa vida.. espero que o meu caso seja de sucesso :p

    ResponderExcluir
  6. Tb vivo um relacionamento a distancia,ja faz quase 2 anos...ele era noivo de uma menina,mantinha um relacionameto desgastado de 10 anos...depois de 6 meses ele separou e estamos juntos e felizes!realmente as vezes a distancia pesa,a saudade..o nao saber se esta falando a verdade quando fala q vai a alguma lugar,ou pq nao pode atender o cell..mais se nao tiver um minimo de confiança e perseverança...nao da..o importante como vc disse..é ser feliz,entao..q seja eterno enquanto dure!! q dure pra sempre esse amor!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito válida!