Pesquisa do Expresso Feminino

5 de março de 2010

Determinação

por Flávia Pantoja Strafacci

Ontem ao final do capítulo da novela das 21h, uma mulher relatou ter um problema de saúde que a fez perder os cabelos e o tratamento a fez engordar. Ela afirmou que seu ex-marido disse para ela que nenhum homem iria querer estar com ela: uma mulher careca e gorda.
No momento em que vi seu depoimento, lembrei que, no Expresso feminino, sempre incentivo as mulheres a serem autossuficientes. Foi horrível saber que o homem com quem ela escolheu para dividir toda sua vida tenha sido capaz de dizer uma coisa dessas num momento como aquele. Mas foi excelente saber que eles se separaram, ela deu a volta por cima e hoje refez sua vida, inclusive com alguém que a respeita, aceitando-a do jeito que é.
Dar a volta por cima só foi possível pelo amor à vida e a si mesma. Ela aceitou sua condição, lutou pelo que tinha que lutar e passou a se amar não importando se não possui cabelos. São exemplos como esse que quero trazer para cá, para podermos nos espelhar neles.
Uma pessoa determinada é uma pessoa decidida, resolvida, motivada, resoluta. Você precisa dessa qualidade para conseguir alcançar seus objetivos. Creio que com determinação o campo de impossibilidades fica muito pequeno, praticamente extinto.
Basta você ter certeza do que quer e desejar que isso aconteça de verdade então já é meio caminho andando, pois passará a estar determinada a começar sua busca. Acho que tudo é possível se alcançar desde que seja feito com muito empenho e honestidade.
Não importa qual seja seu motivo: a cura de uma doença, prosperidade numa profissão, constituir uma família... Seja o que for que você deseja, se tiver determinação, você chegará lá.
Às vezes, numa “guerra”, você perde algumas batalhas, tem que reestruturar seu planejamento, adequando-o para vencer a próxima etapa. Cada perda durante a “guerra” é uma lição que se aprende para poder reunir forças para que a “guerra”, no final, seja vencida.
Não vale dizer que não é uma pessoa determinada e não fazer nada para mudar sua condição. Você estará desistindo antes mesmo de tentar!!! Ficar se lamentando e perguntando a Deus o motivo de estar passando por dificuldade não a levará à resolução do problema.
É na fraqueza e na dor que descobrimos o quanto somos capazes de resistir, levantar e superar. Por isso Deus algumas vezes nos “testa”, por isso passamos dificuldades: para aprendermos a ter determinação e persistirmos até conseguir superar. Acredite! Você possui mais capacidade do que imagina. Não se subestime!

Um comentário:

Sua opinião é muito válida!