Pesquisa do Expresso Feminino

25 de janeiro de 2010

Namorado x filhos

por Flávia Pantoja Strafacci

Tornam-se cada vez mais normal a formação de família com pais separados ou de mães solteiras. O difícil, nesses casos, é voltar a namorar, pois os filhos estão no meio da relação. A criança que cresce sozinha com a mãe se acostuma a tê-la só para ela e não admite ter alguém para dividi-la.
Daí você conhece aquele cara lindo, charmoso, maduro e bacana que seria um excelente partido e se anima para tentar uma aproximação mais efetiva, mas acaba tendo que encarar a ferinha insatisfeita com a novidade. O mais engraçado é ver ambos – filho (a) e namorado disputando: parecem duas crianças.
A forma mais saudável de lidar com essa situação é você ter um diálogo aberto com seu filho (a) deixando claro que um dia se aparecer alguém espacial na sua vida, você pretende que este passe a conviver e até morar com vocês.
Claro que tem que ter cuidado para apresentar uma pessoa que você está saindo para seu filho (a). Não é qualquer pessoa que se apresenta, muito menos no primeiro encontro, né? Poupe seu herdeiro (a) dos casinhos. Deixe para ter que lidar com isso quando aparecer uma pessoa “promissora” e, obviamente, alguém que faça questão de conviver com ele (a).
Antes de apresentá-lo, converse novamente, diga que conheceu alguém especial, que você gosta e que está te deixando muito feliz. Mas enfatize que a pessoa mais importante em sua vida é seu filho (a) e sempre será. Diga que gostaria de apresentar essa pessoa a ele (a) e deixe rolar.
Ciúmes serão inevitáveis! Talvez até role uma competiçãozinha entre eles, afinal seu filho (a) vai querer demonstrar que é o (a) dono (a) da casa e seu namorado vai querer impor respeito. E ambos estão certos! Seu namorado realmente tem que saber que seu filho (a) é o mais importante e este (a) tem que aprender a respeitar seu namorado. Então não se estresse tanto, pois tudo se ajustará.
Sugira fazer programas com os dois. Para evitar maiores confusões, deixe seu filho (a) escolher o primeiro programa e o segundo seu namorado escolhe. É importante, também, não tomar partido nas confusões deles, caso contrário, você ficará em apuros. Apenas auxilie-os a se tratarem de forma respeitosa.
Decida os limites que seu namorado terá na criação de seu filho (a). Quais são suas regras e quais ele poderá se meter ou mudar. Se ele passar a ter uma convivência mais profunda com a criança a ponto de ter que supervisioná-la, é importante deixar claro todos esses pontos, ao contrário, seu filho poderá ficar perdido no meio de tanta regra desfeita e alterada.
Depois de algumas disputas e confusões, ambos começarão a resolver seus problemas entre eles mesmos sem pedir para você tomar partido. Coragem! Uma mãe mais feliz e resolvida é uma mãe melhor! As crianças se adaptam às situações novas com mais facilidade que a gente. Se for feito de forma correta, respeitando seus espaço e sentimentos, ela mostrará mais capacidade para compreender do que você imagina. Boa sorte!

7 comentários:

  1. Gostei muito dessa matéria, esse assunto é muito importante pra mim, tenho dois filhos e agora estou namorando sério,amo meu namorado e estamos querendo morar juntos, ele já frequenta minha casa regularmente e meu ex marido que é pai dos meus filhos fica tentando fazer a cabeça das crianças em relação ao meu atual. me ajudem estou precisando de orientação.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lais! É complicado mesmo... Não sei se você e seu ex-marido conseguiriam ter uma conversa franca e madura, se fosse possível isso, eu arriscaria, chamaria ele para uma conversa só os dois e esclareceria o assunto. Diria que você merece uma chance de recomeçar e que isso não significa que seu namorado tomará o lugar dele de pai. Sendo um pai presente ele nunca perderá seu posto. Mas que é mais saudável para todos, inclusive para seus filhos que a relação entre eles e seu namorado seja pelo menos respeitosa. Desejo muita boa sorte!!! Beijos

    ResponderExcluir
  3. ola adorei a materia e preciso de ajuda tenho um relacionamento com um cara e eu o amo muito ele tem dois filhos e a ex dele nao me suporta, os filhos dele me adoram mas ela vive fazendo bagunça na cabeça do filho mais velho! ela pediu ao me namorado que enquanto ele tiver com os filhos nao quer que eu fique o perto? o que fazer? pos ele acha que e melhor evitar pois ela tem coragem de armar um barraco na frente dos filhos então ele tem medo que ela fazendo isso atrapalhe na educação dos filhos alem de prejudicar a mim!!!!! nao sei o que faço mais ta tao dificil conviver com isso!!!!!!!! sera que ela gosta dele ainda????????? ou e ele que faz os gosto dela?????????? essa duvida me deixa super nervosa!!!!! aguardo resposta

    ResponderExcluir
  4. Oi! Td bem? Desculpe a demora p responder. Um namorado c ex mulher e filhos dificilmente será uma coisa fácil de lidar.Acho q o melhor a fazer é se colocar no lugar dela p tentar entender os sentimentos q ela possa estar sentindo como medo de perder a atenção do ex marido e pai de seus filhos, por mais q ela n o queira mais deve ser difícil sentir q foi 'substituida', mulheres sempre ficam c o ego ferido qdo outra é 'colocada em seu lugar' (mesmo q isso n tenha sido feito dessa forma ou de fato, é o q elas sentem geralmente... a'té pq geralmente elas casam achando q será p sempre, de repente td se acaba e qdo ela menos espera ela se apaixona novamente por outra pessoa.. é difícil de engolir, n acha?)... então acho q a única saída é ter mta paciência e solidariedade aos sentimentos dela. Se tratá-la c respeito e dando o espaço q ela precisa acho q um dia td ficará bem. Acho q o papel da namorada é incentivar sempre o seu amor a ser um pai zeloso e presente, q ele respeite sua ex e deixar q ele crie um tempo sozinho c seus filhos...vc pode ser presente na vida dos filhos dele, mas sem exageros... ele precisa ter um espaço sozinho c eles. E em relação a ela, trate-a c respeito e dê em certo espaço p ela. Mostre q é respeitosa e carinhosa c os filhos dela, mas sem intenção de ocupar seu espaço, a ex se sente ameaçada em perder seu posto de figura materna... da mulher da vida deles... se vc n for compreensiva c isso, sem querer vcs ficarão em pé de guerra c uma disputa impossível de se solucionar. Vc n precisa ter receio dela em sua vida, o contrário (vc na vida dela) assusta bem mais, pode ter certeza. Boa sorte!!!! bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá, está sendo muito dificl pra mim a situação do meu namorado ter 2 filhos, e novos ainda. Eu comecei a namorar com ele, a ex estava grávida, ou seja, eles já se conheciam e acabaram se envolvendo novamente e foram p o segundo filho...Passei por cada uma sabe, até ela ficar um tempo lá na casa da mão dele por ser uma gravidez de risco. Não admitia de maneira alguma isso.´Já fazem mais de 4 anos que ela esta solteira, talves esperando uma chance com ele.Só ele não vê isso. Mas tenho que colocar na minha cabeça que ele está comigo e praticamente vive ao meu lado.

    ResponderExcluir
  6. Olá eu tenho uma relação, não é muito boa porem tem a ex mulher dele o filho e a gente vive uma relação meio que escondido . a vontade partiu dele disse um monte de coisas falo que seria melhor assim pra evita assuntinhos , porque ela gosta dele e usa o filho contra. Só que eu não sei mais o que faço se o filho fica doente eu vo la tipo falo oó é normal vai la faz seu papel só que isso viro custume quaze não ficamos juntos eles se vê direto ela liga todo dia meu ciumes é grande e mais ainda por ninguem nem se que saber que somos namorados desconfiam mais ninguem sabe eai oq eu faço??

    ResponderExcluir
  7. É muito difícil essa relação entre namorada/mulher atual – ex-mulher – filhos da ex. Mas racionalmente falando, uma mulher que se envolve com alguém que tem filhos com a ex tem que estar conscientizada de que ele tem um vínculo eterno com eles. Seria até egoísmo uma mulher separar um pai de seus filhos, a ex não deve usar seus filhos contra o ex-marido, mas a atual mulher dele também não deve separá-lo deles. O que se tem que conseguir é um equilíbrio entre essas relações: o pai deve estar presente na vida de seus filhos sem deixar que a ex interfira em sua vida nova e sua nova companheira – o que é muito difícil pois muitas vezes ela está machucada, se sentindo menosprezada, enciumada, afinal ela tem que lidar com o fato de que ele já refez sua vida sem ela e o pior para as mães – ter que lidar com a companheira do seu ex convivendo com seus filhos. Quando entendemos essas questões de forma racional podemos avaliar melhor a situação e tentar dar equilíbrio ao relacionamento. Meninas: em primeiro lugar, não se enganem! Marido ou namorado com filho de outro relacionamento dá sim um trabalho a mais. Coloque isso na cabeça ou desista dele. Ajude a ele ser um bom pai, contribua para que isso seja possível, melhore esse relacionamento para que a ex por mais enciumada que fique tenha algum tipo de gratidão por você. Faça isso pelo homem que você ama, pela criança que não tem culpa de nada e por si mesma. Permita que eles tenham tempo sozinhos, não interfira muito nessa relação pelo menos enquanto a ex não tenha total desprendimento em relação a isso. Você, respeitando esse espaço entre pai e filhos, poderá cobrar que a ex-mulher não interfira tanto e que vocês tenham o seu espaço também. Ele sendo pai presente, vendo os filhos com frequência sem a sua presença (e a dela também, é claro) nesses momentos, não vai sobrar muito espaço para ela intervir, ficar ligando, reclamando e cobrando dele, se o fizer, ele por estar dando seu máximo não vai dar tanto espaço para ela. Com o tempo, os filhos tendo mais idade e ele mantendo essa atitude, poderá ter uma relação mais estreita com seus filhos e não precisará entrar tanto em contato com a ex para combinar essas coisas, bastará ele ligar pros filhos e perguntar se estão prontos, essas coisas. Acho que se ele for um pai presente, um bom pai, a ex terá menos chance de infernizar, e ele não se sentirá culpado pelas cobranças, evitando assim interferências dela. Quando ela deixar de se sentir mal pela separação ela vai dar crédito a você por permitir que ele seja um pai assim. Nas horas vagas vocês poderão desfrutar melhor e ele não poderá usar os filhos como desculpa. Claro, não tem como fugir disso: seu amor tem seu tempo livre dividido entre você e os filhos dele, isso não vai mudar nunca! Você nunca terá atenção exclusiva. Quando você tiver filhos verá que nunca mais disporá de tempo livre, então aceite este fato, só assim poderá viver feliz nessa relação.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito válida!