Pesquisa do Expresso Feminino

26 de fevereiro de 2010

Um companheiro para se sentir completa

por Flávia Pantoja Strafacci

Já escrevi sobre um erro muito comum, talvez o pior que uma mulher pode cometer - o erro de gostar mais dele do que de si. Hoje vou falar sobre outro erro, também muito comum, que pode nos fazer sentir sozinhas por toda nossa vida ou pelo menos por muito tempo dela: achar que precisa de alguém como complemento.
Não caia nessa! Sabe o vazio que você sente dentro de si? Ele faz parte da maioria (só para não generalizar) de todos os seres humanos. Achava que o problema era com você? Pois não é! Todos sentem isso, pelo menos uma vez na vida.
Sensação de que algo falta, uma sensação de vazio tão grande que consome e te faz suspirar um suspiro ruim... de falta de esperança. Acabamos muitas vezes associando esta sensação com a necessidade de ter alguém, sabe aquele pezinho de meia ao seu lado?
Claro que uma nova paixão nos faz muito bem e um grande e verdadeiro amor daqueles que é para ficar preenche e muito nossas vidas e coração. Mas não se engane: quando a fase mais picante da paquera passar, você poderá voltar a sentir o mesmo vazio.
Esse vazio que todos sentimos é um espaço para realizações. Se o ser humano existisse para se acomodar com o que já conquistou na vida, a vida não teria sentido e nossa existência seria muito chata.
É isso o que ocorre quando você está no momento ideal para buscar novas aventuras, novos aprendizados e concretizações, enfim, está na hora de se mexer! Por incrível que pareça, muita gente deixa o amor morrer na praia por não saber reconhecer esse sentimento. E outros ainda plantam seus pés onde pararam e praticamente deixam de viver!
A maior prova do que estou falando está na comparação entre os idosos ativos e os sedentários. Os que ainda buscam aprender alguma coisa ou têm algum hobby além de viver mais, possuem melhor qualidade de vida.
Isso significa que não podemos parar. Nossa mente e corpo precisam se movimentar. O ser humano é sedento por buscas e realizações. É esse sentimento de vazio que sentimos que faz os mais atentos irem atrás de novos objetivos.
Não coloque no relacionamento amoroso a bagagem de ter que suprir esse vazio, pois se pensar assim, seus relacionamentos poderão ir para o brejo. Faça sim algo por você para preencher esse vazio. Somente com essa consciência poderá ter um relacionamento saudável.
Com isso, não estou dizendo que você não possa achar uma pessoa que combine tanto com você aponto de achar que ela é a sua ‘alma gêmea’. É possível achar alguém que o amor seja tão verdadeiro e sadio que você se sinta mais feliz. Mas preste atenção que eu disse MAIS feliz e não o único motivo de sua felicidade.
Nunca... JAMAIS espere que outra pessoa a faça feliz. Antes de estar feliz ao lado de alguém você tem que buscar a sua própria felicidade. A felicidade não pode depender de nada nem de ninguém que não seja você mesma.
Ninguém nos completa, nós temos que ser autossuficientes! Assim, você poderá ser segura de si, terá alguém que dure em sua vida enquanto convier e não porque você acha que precisa dela. E por melhor que um parceiro possa ser, ele jamais terá a capacidade de fazer sua vida feliz.
No momento em que nos sentimos plenos, fica muito mais fácil achar um parceiro que dure em nossas vidas. Você estará se apegando àquela pessoa pelo que ela é e como ela a trata, não porque você precisa se preencher. 
Há quem defenda que o Ser Humano Precisa saciar 3 esferas da vida: seu físico, seu psicológico e seu espírito, de forma equilibrada. Se houver desequilíbrio em uma dessas áreas ficamos em desequilíbrio e passamos a nos sentir infelizes, incompletos. 
Equilibre sua vida! Se baste! Seja feliz!


Leia também:

2 comentários:

  1. Foi por um acaso que parece ter sido do destino de ter visto e lido este post.
    Estou exatamente nesse momento e realmete eu estava num ponto de culpar meu namorado pela minha insatisfação pessoal, é muito confuso mesmo e tudo indica que se sentir incompleto parece ser pelo relacionamento mas se analisar bem, não é! Obrigada pela dica, ajudou muito e vou me mecher mais!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito válida!