Pesquisa do Expresso Feminino

19 de novembro de 2009

Capacidade de perdoar

O poder do perdão está em cada um, é dependente de circunstâncias e da capacidade íntima de cada ser de perdoar. Creio que o perdão entre os consanguíneos são mais relevantes. Perdoar irmãos, pais, parentes próximos é mais fácil que pessoas que não possuímos tanta ligação. O perdão de mãe para filhos é o mais comum entre os perdões. As mães perdoam os filhos mesmo sem que eles reconheçam que erraram ou que saibam pedir perdão.
Já o perdão entre um casal é mais complicado. Essa história de amor incondicional só que existe entre mãe e filho mesmo. Claro que quanto maior o amor, maior capacidade de perdoar, isso eu concordo. Mas há mágoas num relacionamento que são difíceis de perdoar. Para alguns, é praticamente impossível.
O perdão num relacionamento amoroso é uma continha que inclui o quanto se gosta + a capacidade de perdoar intrínseca da pessoa + amor próprio dela e o que ela consegue aguentar como mágoa, dividido pelo dano causado pelo parceiro (a). E essa conta não se tem como calcular, pois cada um é que sabe o que acha normal, o que é aceitável ou não.
Quando se trata do amor, nunca se sabe quando e o que pode ferir o outro. Os limites de cada um são uma inconstante e a capacidade de perdão idem. Às vezes, algo que você acha normal de se dizer numa discussão pode estar afetando o emocional do seu parceiro de forma devastadora, apenas com o uso de uma palavra ou uma frase. O emocional das pessoas é formado por lembranças da infância e adolescência e raramente sabemos o que elas sofreram. É possível que quando você utilize uma palavra específica num momento de raiva, você crie uma reação inesperada no seu parceiro. Pois os sentimentos se interligam a lembranças. Um momento de discussão pode ser remetido imediatamente a coisas que estão guardadas dentro da pessoa que nem ela se dá conta.
Esse é mais um motivo para não haver possibilidade de se traçar um perfil da capacidade de perdoar. Em uma circunstância específica, é possível uma pessoa não aguentar se manter num relacionamento onde ela escuta sempre uma mesma frase que a abala emocionalmente.
Há mulheres, por exemplo, que consideram que não existe homem fiel. Estas, provavelmente, se gostarem muito de seu parceiro, tentarão perdoar uma infidelidade dele. Há aquelas que até pensam isso, mas como andam na linha fica muito difícil dar o perdão. E existem mulheres que simplesmente nem pensam em perdoar, acham inaceitável, sabem que simplesmente não conseguirão voltar a confiar no parceiro.
A decisão de perdoar ou não, não é algo que se possa afirmar ser certo ou errado. Cada um sabe os riscos que correm e devem assumi-los. A única coisa que se deve pensar ao perdoar algo que a magoou de verdade é se você realmente é capaz de perdoar, se vale verdadeiramente a pena para não correr o risco de sofrer a mesma ferida e o mais importante: se a decisão for pelo perdão, então perdoe de verdade. É muito difícil! Mas não vale dizer que perdoou e viver jogando na cara da pessoa o erro que ela cometeu.
Leia sobre Insegurança

4 comentários:

  1. Olha Flávia, confesso que tenho que praticar o o ato do perdão com constância. Existem erros que considero imperdoáveis mas, estou aprendendo a me tornar mais maleável com o tempo. A Bílblia fala da importância do perdão da sua primeira até a sua última linha mas confesso que há casos em que acho praticamente impossível. Amei seu espaço!!

    ResponderExcluir
  2. Flávia, Boa Noite!

    Gostaria de parabenizar seu blog pois estar sensancional.
    Adorei esta plostagem sobre a capacidade de perdoar e sobre a insegurança,mexeu muito comigo e refletiu muitas coisas. Indiquei seus site para minhas amigas espero que elas tenham na mesma opinião do que eu.

    Parabens.

    Rachel

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Raquel!!! Fico muito feliz que você tenha gostado! bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Jaqueline!!!Perdão sempre é difícil... e algumas coisas são impossíveis perdoar mesmo, afinal somos humanos, né? Fico muito feliz que não só tenha gostado, como adorei a participação!!! bjos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito válida!