Pesquisa do Expresso Feminino

15 de outubro de 2009

O que é TPM? É sério mesmo? Existe?


A tensão pré-menstrual, desordem neuropsicoendócrina, ocorre na segunda metade do ciclo menstrual e seus sintomas podem ser tão severos a ponto de atrapalhar a rotina da mulher. Por isso a importância de conhecer mais a fundo este tema para poder aprender a lidar com ele e até mesmo tratá-lo se for o caso.
“Para o Dr. Sérgio, o problema é particularmente aflitivo para mulheres em posição de comando, uma vez que todos os sintomas descritos (...) contribuem para influenciar negativamente no desempenho profissional, porque retiram da mulher a serenidade necessária para a tomada de decisões e o equilíbrio para o enfrentamento de situações difíceis. "Mas para efeito clínico, para que a TPM seja considerada doença, e, portanto sujeita a tratamento, é importante que estes sintomas de fato interfiram nas atividades habituais da mulher e que os mesmos ocorram na fase pré menstrual e não em todo o ciclo", explica" (JORNAL CARREIRA & SUCESSO, Artigo da Sessão Saúde, 07 de agosto de 2000 - 42ª. EDIÇÃO, “A mulher executiva e a tensão pré-menstrual”. Acesso em: 15 out 2009. Link disponível no site gineco.com.br).


Você não está sozinha: 92,5% das mulheres sofrem de TPM!

“Segundo pesquisas realizadas em consultório, o médico Sérgio dos Passos Ramos, ginecologista, avalia que 60,5% das mulheres tem alguma manifestação leve de TPM, e 32% apresentam sintomas graves. Apenas 7% delas nunca perceberam qualquer traço da síndrome. "A tensão pré-menstrual causa uma sensação de que o mundo vai acabar antes da menstruação... É isto o que a maioria das mulheres sente" diz o Dr. Sérgio, especialista em Ginecologia e Obstetrícia, formado em 1971 pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
Na avaliação da Associação Americana da Síndrome Pré-Menstrual, uma em cada 20 mulheres sofre da também chamada de desordem disfórica pré-menstrual, ou carinhosamente TPM, que atinge, segundo estatísticas, aproximadamente 75% das mulheres brasileiras. No entanto apenas 8% das mulheres têm sintomas muito intensos”(JORNAL CARREIRA & SUCESSO, Artigo da Sessão Saúde, 07 de agosto de 2000 - 42ª. EDIÇÃO, “A mulher executiva e a tensão Pré-menstrual”. Acesso em: 15 out 2009. Link disponível no site gineco.com.br).

Leia tambem:
 

9 comentários:

  1. o que é tpm?
    o que significa.

    ResponderExcluir
  2. se o cara for fazer sexo com uma mulher q tem TPM acontece o que

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A MESTRUAÇÃO DE UMA MULHER SÓ VEM EM MES EM MES POIS A MULHER SÓ PODE FAZER SEXO QUANDO PASSAR A MESTRUAÇÃO,MAS ELA SÓ PODERÁ FAZER SEXO QUANDO A MESTRUAÇÃO PARAR!!!!

      Excluir
    2. E MESMO EU ACHO QUE FICARIA MUITO RUIM FAZ SEXO MESTRUADA

      Excluir
  3. A menstruação não impede, necessariamente, que o casal tenha relações sexuais. O que ocorre é que a maioria das mulheres não se sentem à vontade de ter relação sexual, nem seus parceiros; além de ser mais perigoso o contágio de doenças sexualmente transmissíveis nesse período. Porém, muitos casais não se importam de ter relação com a mulher menstruada, é uma questão totalmente pessoal, de não se importar mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Já a TPM (Tensão Pré Menstrual) - tensão/nervosismo que a mulher sente dias antes de menstruar não deve impedir que a mulher tenha relação sexual, se o parceiro for gentil e compreensivo, facilitará bastante que este período não seja um problema no âmbito sexual. Única coisa que pode impedir da mulher ter relação sexual com seu parceiro neste período é a falta de vontade por estar sensível e nervosa. Daí entra a parceria que o casal tem – se ambos souberem lidar com a TPM facilitará a vida do casal neste sentido.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito válida!