Pesquisa do Expresso Feminino

20 de janeiro de 2010

Filhos: bens materiais não são sua melhor herança

por Flávia Pantoja Strafacci

Os pais dão o máximo para não faltar nada para seus filhos. Mas muitos deles se perdem tentando dar mais apoio material que emocional.
Claro que os filhos precisam de segurança financeira, estudar num colégio bom, ter de tudo que uma criança gostaria ter, mas o maior bem que os pais podem dar são os sentimentos.
Uma criança com estrutura emocional torna-se capaz de ir atrás de seus sonhos e conquistar cada um deles, mesmo que não estude na melhor escola de sua cidade.
“Muitos pais se esforçam para dar o mundo a seus filhos, mas esquecem de dar a si mesmos. Compram roupas belíssimas, pagam as melhores escolas, os cobrem de presentes, mas não dão sua história, não falam de si mesmos com eles, não lhes contam seus fracassos, sucessos, perdas, golpes de ousadias, projetos. Você sabe quais são os sonhos de Sarah? Já perguntou quais são lágrimas que ela nunca teve coragem de chorar? Já descobriu quais são seus temores e frustrações mais importantes?” (CURY, Augusto. A ditadura da beleza).
Sentar-se para conversar com seus filhos pode ser uma das experiências mais importantes para eles. É muito válido que eles saibam a história de sua vida, mesmo que esta seja regada de dificuldades.
A criança é capaz de perceber que a vida possui problemas e se você os superou, ela também será capaz de superar os que encarar pela vida. Não subestime a capacidade de seu filho de se expressar e de ouvir você. As crianças possuem mais aptidão para compreender do que imaginamos.
Incentivar seu filho a correr atrás dos sonhos é a melhor forma de dizer a ele que é capaz de realizar conquistas. Demonstre interesse pelo que ele gosta, elogie quando perceber que está se esforçando, não cobre que ele seja o melhor sempre em tudo, se ele se esforçar será suficiente para conseguir ser alguém.
Cobrar sempre que seu filho seja o melhor poderá fazer com que ele se torne inseguro e insatisfeito. Uma criança que nunca se acha boa suficiente é uma criança que terá problemas para encarar as perdas na vida, além de se tornar um adulto insatisfeito.
Melhor ensiná-lo que na vida não podemos ter tudo, mas que tem capacidade para conseguir aquilo que deseja, porém às vezes o que parece pouco é o que é mais importante se ter.
Ensinar seu filho a dar valor às pequenas conquistas é ensiná-lo a se orgulhar do que possui, preparando-o para ser uma pessoa mais segura, satisfeita e consequentemente feliz.

3 comentários:

  1. As vezes tenho esta visão sobre minha familia....muitos presentes, poucas conversas, se bem que estamos melhorando neste aspectos de alguns anos para cá, mais ja passei por situação parecida....

    ResponderExcluir
  2. Essa situação é mais comum do que imaginamos... os pais anseiam tanto por dar uma boa educação e coisas de qualidade para seus filhos que o que parece mais simples para ser dado passa a ser o mais difícil. Obrigada pela participação!

    ResponderExcluir
  3. Tenho Lutado muito para dar uma vida boa para as minhas filhas, 7 meses e outra de 7 anos, mas muitas pessoas me falaram que eu deveria aproveitar mais a idade delas e dar mais atenção e carinho, pois eu estava estudando muito para concursos e trabalhando. Mudei isso nos últimos dias, tenho ficado mais com elas e estou menos pilhada, mas tenho medo de ser cobrada no futuro... por elas mesmas.
    O jeito é entregar tudo a Jesus, ele sempre nos provém, temos é que ter fé... Agradeço por poder participar.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito válida!