Pesquisa do Expresso Feminino

9 de abril de 2010

Vacina contra a Influenza H1N1 (Gripe A)

por Flávia Pantoja Strafacci

Olá, leitora! Os meios de comunicação têm informado que o número de pessoas que se vacinaram é pequeno. Tanto que prorrogaram a primeira etapa da campanha. Como a intenção desde espaço é a busca da melhoria de qualidade de vida, me senti na obrigação de dar maiores informações sobre a campanha. Para se ter uma vida com qualidade, devemos ter informação, esta também pode trazer a saúde e com saúde, inquestionavelmente, vive-se melhor.

Há boatos rodando pela internet que podem ser o grande motivador para que as pessoas não estejam se vacinando. Boatos: falam que a vacina seria ‘tamiflu’; a vacina teria intenção de genocídio, pois contém mercúrio e óleo de ‘esqualeno’, ambos seriam altamente tóxicos; a vacina conteria células de câncer de animal que podem causar câncer nas pessoas; uma mulher teria ficado inválida após tomar a vacina; de que a vacina ‘foi fabricada’ pelos mesmos laboratórios que teriam criado a gripe; a epidemia é falsa e foi criada por grandes laboratórios; a vacina teria a finalidade de exterminar 2/3 da população mundial; a epidemia da gripe foi criada para esconder os reais problemas do mundo da mídia; estariam oferecendo 10 mil dólares para quem provasse nos EUA que a vacina é benéfica.
Bom, o que posso dizer em relação a isso, com absoluta certeza, é: não acredite em tudo que lê, principalmente nas correntes que nos enviam no nosso endereço eletrônico. Não há fato algum que assegure qualquer afirmação acima! Aliás, me pergunto qual a intenção desses boatos, pois não há menor cabimento a existência deles! Acham mesmo que o país gastaria tanto com investimento na prevenção de algo inventado? Ou acham que existem laboratórios querendo exterminar em massa populações escolhidas para serem vacinadas?
Desmistificação dos boatos: Foi comprovado que essas idéias ‘malucas’ são realmente boatos. Se tiver alguma dúvida sobre eles, confirme em sites com conteúdo seguro como: Quatro Cantos
e o do Ministério da Saúde desmentiu esses boatos num texto próprio e o próprio Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, fez pronunciamento para esclarecer a população sobre estes acontecimentos.
O perigoso disso tudo é que pessoas que realmente precisam ser imunizadas não se vacinem por medo. Pois o inverno está chegando e a gripe pode voltar a ‘atacar’. O que se tenta com a campanha de vacinação é evitar a morte de pessoas com o perfil das que morreram ano passado quando surgiu a gripe. Então há necessidade sim de se cuidar, de se imunizar, de prevenir a gripe. Se estiver grávida, tiver alguma doença ou alergia procure seu médico e fale que quer se vacinar. Somente um médico ou uma pessoa da área de saúde pode dizer se há restrições para a vacina. Também é possível ver isso no portal do Ministério da Saúde
, num endereço criado somente para a vacinação. Como as leitoras que me acompanham dia-a-dia já sabem, estou grávida, já tomei a vacina há mais de uma semana e não senti absolutamente nada. Então, antes de decidir sozinha por não se vacinar, procure seu médico e tire suas dúvidas!
Calendário com datas e grupos para a vacinação

DISQUE SAÚDE 0800 61 1997
Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Leia também no Expresso Feminino:
TPM - Tensão pré-menstrual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito válida!