Pesquisa do Expresso Feminino

15 de outubro de 2009

Como sei se tenho TPM?

Há mulheres que simplesmente nunca perceberam que as mudanças de humor e de atitudes sempre acontecem em dias contados. Elas simplesmente acham que estão numa fase ou num dia ruim.
Que bom se você é uma mulher que consegue que sua TPM passe despercebida. Só tenha cuidado para ela não ser óbvia e só você não ter notado, pois quem está ao seu lado não tem como adivinhar que você está nesse período.
Conheço mulheres que terminaram namoro, tiveram vontade de pedir demissão e depois que a menstruação veio é que elas se deram conta do que tinha ocorrido.
De 15 a 10 dias antes de menstruar preste atenção no que você sente: se ficou chorosa, se teve vontade de bater em todo mundo, raiva de coisas que você teria mais paciência no seu estado normal, perceba se você diz coisas sem pensar, se ofende pessoas e depois sente um monstro, ou seja, observe se você está agindo sem total controle nesta fase do ciclo.
Também é importante notar se os sintomas desaparecem ou não logo após a menstruação, pois há mulheres que também continuam com os sintomas durante a menstruação.
Esses dados são importantes para você ter mais percepção sobre si mesma, assim fica mais fácil ter autocontrole e procurar ajuda num especialista, caso ache necessário.
O diagnóstico deve ser feito pelo médico (ginecologista), que juntamente com os dados citados por você e os exames necessários (avaliação endócrina ginecológica, perfil bioquímico, hemograma, TSH) para se excluir outras doenças (hiper ou hipotireoidismo, perimenopausa, enxaqueca, fadiga crônica, síndrome do intestino irritável, exacerbação pré-menstrual de doenças psiquiátricas, depressão, enxaqueca, fadiga crônica), analisará se você sofre da doença e qual tratamento mais indicado para seu caso específico.
Leia:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito válida!