Pesquisa do Expresso Feminino

12 de outubro de 2010

Pensamento positivo

Por Flávia Pantoja Strafacci

Em alguns momentos da vida percebemos a importância de darmos valor às pequenas coisas boas e deixarmos de lado as pequenas coisas ruins. Perdemos muito tempo precioso de nossas vidas nos lamentando, vendo o lado ruim das coisas quando basta mudar de ângulo para enxergar o outro lado da moeda. Enquanto alguns reclamam de alguma coisa, outros agradecem a Deus por ter essa mesma coisa.
Quantas vezes você já ouviu falar que pensamento negativo atrai coisa ruim? Sabe aquele dia que você já acorda de péssimo humor e tudo dá errado parecendo uma série de consequências, como um efeito dominó?
Pensamento positivo pode ser a chave para se viver melhor. Não que só por você acordar de bom humor vai mudar absolutamente tudo, que tudo dará certo, mas com certeza você se importará menos e saberá lidar da melhor forma com os acontecimentos ruins.
Ao contrário de muitos autores de livros de autoajuda, não creio que pensamento positivo por si só traz de graça as coisas à gente. Nunca, em circunstancia nenhuma, ficar sentado só rezando ou mandando energia positiva vai trazer algo. Temos que batalhar pelos acontecimentos de nossa vida.
O pensamento positivo nos auxilia a passar pelos acontecimentos. Acabamos por ver o lado mais aceitável das circunstancias. O lamento pelas adversidades da vida somente atrapalha. Pensar positivo, principalmente em situações difíceis e dolorosas, nos dá forças para que a superação seja alcançada.
Não é 'historinha para boi dormir'. Basta apenas você buscar o outro lado da moeda. Por exemplo, quando você perde o avião basta pensar que houve um motivo maior para que você não estivesse nele e logo terá a resposta sobre isso, seja porque o avião caiu ou você encontrou uma pessoa no aeroporto que devia encontrar.
E quando se trata de alguma coisa séria como uma doença não adianta nada ficar se lamentando, perguntando a Deus o porquê disso... você perderá sua energia toda e não te ajudará em nada, ao contrário, além de encarar uma doença, você acabará tendo que lidar com uma provável depressão.
Segundo o neurocientista Martin Cammarota, pesquisador do Centro de Memoria da PUC de Porto Alegre, na reportagem sobre o segredo do pensamento positivo para a revista Super Interessante ensina que os hormonios associados ao estresse têm grande influência na consolidação da memória. Ou seja, a ideia de que pensar positivo faz bem não é absurda. Afirma que "quando estamos muito estressados, o nível dos hormonios secretados é alto e influencia negativamente esse processo".
Relata ainda que o pensamento positivo funciona “mas não como a maioria das pessoas gostaria. O pensamento positivo não vai engordar sua conta bancária do dia para a noite. Nem fará carros e diamantes orbitar ao seu redor. Porém, segundo várias pesquisas, uma atitude otimista pode influenciar muito a resistência do organismo às doenças”.
Pensar positivo, principalmente em situações sérias, fortalece sua fé e dá suporte para que você encare dia após dia essa batalha. É só se lembrar da sensação de um dia de estresse e compará-la com a de um dia em que você viu um passarinho verde. Viver um dia com leveza é apenas uma questão de escolha e autocontrole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito válida!