Pesquisa do Expresso Feminino

20 de maio de 2010

Mulheres: trabalho x família - É possível voltar a trabalhar após abandonar sua carreira pela família?

por Flávia Pantoja Strafacci

Mulheres engravidam e largam o trabalho para se dedicar à criação de seus filhos (além da casa, marido e de si mesma). Isso é mais comum do que se imagina. Muitas mulheres optam por essa alternativa, pois preferem viver intensamente a maternidade, além de preferir cuidar pessoalmente de seus filhos que colocá-los em mãos estranhas.
Outras, ao fazerem as contas dos gastos com creche, escolinha ou babá, se dão conta que é mais lucrativo abdicar de seu trabalho, pois estaria trabalhando apenas para pagar alguém para cuidar de seus filhos.
Algumas tantas acabam cedendo aos pedidos insistentes dos maridos que acreditam que os filhos serão mais bem cuidados por elas. Daí com toda dificuldade de manter uma vida de tripla jornada sem apoio do marido, que prefere que ela largue a profissão, a mulher acaba desistindo de seu trabalho.
Só que os filhos crescem e as vidas dessas mulheres acabam tendo certo vazio, não é para toda mulher a capacidade de viver em função exclusiva da família. O marido tem vida própria, as crianças passam a ter também. Às vezes ocorrem imprevistos... muitas mulheres, mas muitas mesmo, já me contaram a mesma história: abrem mão de si mesma pela família e acontece o pior – a família desmorona e o casamento acaba. Daí você se pergunta: e agora? E eu?
Há mulheres que somente vendo os filhos crescerem sentem necessidade de voltar a trabalhar. Outras se vêm obrigadas pelo pior ter ocorrido. Mas seja por um motivo ou outro, todas sentem a mesma coisa quando pensam em voltar ‘à ativa’: como faço para voltar? Muitas desistem somente em pensar nas dificuldades que encontrarão.
Mas muita calma nessa hora! Nada é impossível, mas também quem disse que seria fácil? Quem é capaz de ‘gerenciar’ uma família, abdicar de sonhos pessoais pelo todo, fazer serviços inimagináveis por amor, é capaz também de ir atrás do que desejar. E outra: jamais se arrependa de nada... se lamentar não ajuda! O tempo que você dedicou a seus filhos é insubstituível! Qualquer mãe gostaria de ter feito isso.
O que precisa é estar segura do que quer e preparar o terreno onde irá pisar. Claro que se você trabalhava antes de largar tudo e já tinha crescido numa empresa não pode esperar que vai continuar exatamente de onde parou. Tem que pensar que é um recomeço praticamente do zero. O mercado de trabalho exige que nos atualizemos sempre e, se você ficou parada, não conseguirá começar de cima.
Muitas mulheres preferem tentar outro tipo de trabalho, algumas começam a fazer cursos antes de procurar emprego. Essa é uma opção boa! Quando começar a pensar em voltar ao mercado de trabalho, antes de amadurecer a ideia, procure se atualizar, fazer um curso, leia sobre retorno a empregos e sobre entrevistas. Estar preparada dará mais confiança e não terá tantas surpresas desagradáveis. Indico a leitura de texto ótimo sobre como encarar essas dificuldades e entrevistas – Mulheres que deixam emprego encontram dificuldades para voltar.
Ah! Em relação a cursos, existem muitos pela internet que são bons, caso você ainda não tenha um planejamento que a permita estudar fora de casa. É só entrar na página de pesquisa do Google e colocar cursos online – aparecerão várias opções. Observe bem o programa do curso e procure na página do site do mesmo se tem opiniões de pessoas que o fizeram.
Fora a sua nova batalha, você terá que fazer um novo planejamento na sua casa. Fazer esquemas para que seus filhos aprendam a se virar sem você. Por um lado é muito saudável que os filhos não dependam tanto da mãe, tê-la em tempo integral dentro de casa pode acostumar mal as crianças que já estão crescidinhas.
Algumas mamães sentem a necessidade de ganhar um dinheirinho e seus filhos ainda não tem idade suficiente para ficarem sozinhos e é inviável deixá-los com alguém. Estas acabam tentando fazer trabalhos manuais em casa, como sabonetes, velas, bijuterias, bordados, chocolate, bolos, biscoitos. Como qualquer outro tipo de ‘ganha-pão’, estes exigem paciência e determinação. Muitas mulheres conseguem ter sucesso com esse tipo de trabalho.
Um livro muito indicado sobre isso que parece não ter ainda tradução é "The comeback: seven stories of women who went from career to family and back again", de Emma Gilbey Keller. Que ao pé da letra seria: "O retorno: sete histórias de mulheres que abandonaram a carreira pela família e voltaram". O livro conta histórias de sucesso de mulheres que retornaram ao mundo dos negócios após um tempo paradas.
Boa sorte na sua nova jornada! E se você é uma dessas valentes mulheres que encararam esse desafio, conte um pouquinho da sua história, divida suas experiências com as ‘novatas’ que estão querendo trilhar esse caminho.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito válida!