Pesquisa do Expresso Feminino

7 de abril de 2010

Cuidado com as dietas malucas

por Flávia Pantoja Strafacci


Que mulher já não se submeteu a uma dieta maluca? A busca insaciável pelo corpo magro ou com curvas perfeitas faz com que a mulher cometa verdadeiras loucuras! Em muitos casos, isso acaba não passando de um devaneio momentâneo e sobram apenas boas risadas sobre o assunto. Mas em outros essa ‘brincadeira’ pode ter consequências sérias.
As dietas malucas em muitos casos não fazem efeitos, só as deixa fraca e sem nutrientes suficientes ao corpo, que com poucos dias de interrupção dessa dieta, seu corpo volta a absorver normalmente os nutrientes e tudo volta ao normal.

Em outros casos, essas dietas até funcionam, mais dá início ao conhecido efeito ‘sanfona’. Na realidade, você está perdendo líquido e nutrientes, por isso acaba ficando mais leve. Mas não se engane! Ao largar a dieta você voltará ao seu peso de antes ou até aumentará, dependendo da sua ansiedade de satisfazer as vontades deixadas para trás quando estava se privando dos sabores.

E caso funcione e você consiga manter esse tipo de dieta, você poderá estar prejudicando e muito a sua saúde. Ninguém vive de brisa, nem de sopas ou somente líquidos. Seria uma sobrevida, a pessoa que não ingere o necessário para manter sua vitalidade acaba sem cor, sem ânimo e desnutrida, podendo desenvolver diversas doenças.

Outra preocupação importante é o hábito de fazer dietas loucas acabar virando um transtorno alimentar (bulimia, anorexia). Muitas mulheres e adolescentes acabam chegando ao transtorno depois de criar manias de fazer dietas.

A mulherada é ‘cabeça dura’ mesmo, pois tenho certeza que você já leu em alguma revista feminina que a melhor forma de manter o corpinho saudável e do jeito que você quer é o recondicionamento alimentar, além de atividades físicas.

O maior problema da gente é a preguiça e a gula! Toda vez em que pensamos em mudar nossas atitudes, deixamos para a próxima segunda-feira. Queremos uma fórmula mágica que nos deixe esbeltas, com curvas, bumbum durinho, de preferência sem deixar de comer chocolate e sem ter que malhar.
Só que por isso ficamos suscetíveis à fábrica de iludir mulheres – cada vez mais a indústria de cosméticos, plásticas e dietas nos convencem a cair em suas ‘armadilhas’. Alguns até possuem suas vantagens, mas não existe milagre!
Você tem que, em primeiro lugar, se convencer de seu estado e sua idade. Uma mulher de trinta anos não pode se comparar com uma de vinte. Uma mulher que teve filho jamais deve se comparar a uma que não teve. Não é saudável! É natural que a idade e filhos modifiquem nosso corpo.
Por isso, a cada ano que passa, aprendemos a dar valor a outras coisas na vida, a experiência nos torna mais sábias e nos fazem enxergar as coisas que realmente importam, em contrapeso, a beleza se modifica também. Percebeu que usei o termo ‘modificar’, jamais diminuir! Acho um absurdo uma senhora de 80 anos dizer que já foi muito bonita. Acho que todas as idades são bonitas, cada uma em seu devido acordo.
Deseja realmente estar saudável e consequentemente mais bonita? Conscientize-se! Procure um nutricionista ou busque artigos escritos por esses especialistas, aprenda a se alimentar de forma saudável, faça algum exercício, de preferência um que goste, pois assim fica mais difícil de largar, e não passe vontade: coma DE TUDO, UM POUCO. Melhor comer um pedacinho de nada de doce do que não comer e quando resolver comer ter que passar fome para gastar o que comeu desesperadamente.
Acho que o segredo da beleza é o mesmo da vida: aprender a se gostar, buscar o equilíbrio, respeitar seus limites, aprender a dar valor às coisas certas, procurar ter saúde e alegria. Então viva feliz e lembre-se: homem (com h maiúsculo) não gosta de roer osso! Pode perguntar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito válida!