Pesquisa do Expresso Feminino

16 de dezembro de 2009

Síndrome PIB - Padrão Inatingível de Beleza - Como se libertar?


Esse texto é continuação: 1. Síndrome PIB, 2. O que é?, 3. Por que a (o) atinge?

Cury pretende, através de A ditadura da beleza conscientizar as mulheres sobre esta realidade cruel, na tentativa de salvá-las de um estado doentio. Libertá-las da ditadura da beleza, fazendo com que elas passem a se gostar pelo que são, não pelo que os meios de comunicação social as motivam para que sejam.
O psiquiatra propõe: “É necessário fazer uma revolução inteligente e serena contra essa dramática ditadura. Os homens, embora também vítimas dela, são inseguros para realizá-la. Essa batalha depende sobretudo das mulheres [...]”.
É um belo ensinamento para que as mulheres busquem dentro de si a beleza que possuem e recuperem sua autoestima. Um exemplo a ser seguido também pelos homens para que todos passem a enxergar uns aos outros de forma mais verdadeira, profunda, deixando de lado a pseudoimagem inventada pela mídia.
Encerro este texto com o ensinamento do autor sobre a autoestima:
“[...] Auto-estima é um estado de espírito, um oásis que deve ser procurado no território da emoção. Cada mulher, homem, adolescente e criança deveriam ter um caso de amor consigo mesmos, um romance com a própria vida, pois todos possuem uma beleza física e psíquica particular e única” (CURY, A ditadura da beleza, Prefácio. Grifo meu).
 
Leia também:
Anorexia nervosa

Sobre autoestima, recomendo a leitura de mulheres bem resolvidas
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito válida!