Pesquisa do Expresso Feminino

28 de maio de 2010

Homem e serviços domésticos: como fazê-lo dividir as responsabilidades?

por Flávia Pantoja Strafacci

É a reclamação mais constante que recebo sobre os maridos: eles não participam das tarefas domésticas. Para as mulheres é muito óbvio que o que está sujo precisa ser limpo, o que está amassado precisa passar, enfim, elas acham que eles não fazem por preguiça e não valorizam seu esforço.
Acabam sobrecarregadas, cansadas, estressadas e passam a reclamar, ou seja, viram chatas! ‘Não faça isso, faça aquilo!’ Quer coisa mais chata do que ter uma pessoa nos pentelhando depois de um dia duro dizendo o que devemos ou não fazer?
Mas realmente muitos homens só percebem que precisa ser feito quando não tem mais jeito. Daí eles fazem e pronto. E não reparam, por incrível que pareça, que os seus esforços a estão matando. Não porque eles não apreciem seus esforços ou a casa cuidada e limpinha, na cabeça deles você está para lá e pra cá porque quer. Poderia deixar para depois.
Muitos apenas nunca tiveram a chance de ter responsabilidades e tiveram mães que não os ensinaram nem a lavar um prato, alguns são preguiçosos mesmo, outros simplesmente não se importam se a casa está limpa ou arrumada, apenas acham que isso é neura de mulher.
Quando se trata de casos em que seu parceiro ajuda, mas não faz como você gostaria, ou seja, a louça fica mal lavada, a casa não fica aquele ‘brinco’, lembre-se de que ele está se esforçando e que não é nenhum pouco legal você ficar criticando, isso só desestimula a pessoa. Relaxe! Faça uma vista grossa no que for possível, caso contrário, espere que ele não esteja vendo para refazer (no caso de ficar muito ruim e você for receber alguém em casa, por exemplo).
Vejo muitas mulheres fazendo isso. Imagine você limpando e uma pessoa atrás de você dizendo que você não está fazendo direito, e te pentelhando? Poxa! Dá vontade de mandar a pessoa para aquele lugar e deixar que ela se vire sozinha, certo? Então não faça isso com ele. No momento em que ele estiver fazendo, se ele tiver na boa ou após terminar, dê um chamego e diga que é o melhor marido do mundo, que a maioria nem ajuda.
Aos poucos, quando virar uma rotina ele dividir as tarefas, vai dando uns toques de leve, sem chateá-lo, de como deve ser. Diga: olha, se você usar esse produto, fica mais fácil limpar. Evite dar esses toques toda vez para não parecer que está vigiando a limpeza dele.
 Às vezes, o parceiro ajuda com tarefas domésticas, só que assume o quintal, o lixo, reparos na casa e em eletrodomésticos... a mulher tem que lembrar que serviço doméstico é tudo aquilo que envolve o ambiente em que os dois vivem...O fato dele não lavar louça ou cozinhar não significa necessariamente que ele não faça tarefas domésticas. Lavar quintal, limpar sujeira do cachorro, levar cachorro para passear, dar banho no cachorro, cuidar do jardim são tarefas domésticas e dão trabalho também. Se ele assumiu tarefas assim ele contribui sim com tarefas domésticas. Imagine se além de tudo o que você faz ainda tivesse que fazer tudo isso? 
Não tem nada mais frustrante para uma relação quando pequenos estresses se tornam grandes problemas. Não deixe esse problema se acumular! Não se torne aquela esposa chata! É péssimo ser vista assim! Converse muito com ele, eu disse conversar, não encher os ouvidos dele com ladainhas e reclamações.
Quando queremos que um homem compreenda o que sentimos e o que almejamos, é fundamental pensar bem antes de conversar para conseguir focar o tema e ser objetiva. Assim, ele captará melhor o que você deseja.
Só para enfatizar, não use esse tempo para desabafar! Se precisar, ligue para uma amiga e encha os ouvidos dela com reclamações, depois, mais leve, se concentre, pense no que quer dizer, crie um momento de vocês e só então converse com ele.
Não diga que precisa de ajuda. Diga que uma família só funciona quando responsabilidades são divididas. E você sente que há muita carga em seus ombros, isso a deixa cansada, estressada e que você não quer que isso afete relação dos dois. Se ele estiver disposto a rever suas funções dentro de casa, tudo poderá ser melhor, pois além de dividir as atividades com você, vocês terão mais tempo juntos, sem estresse.
E, você? Conseguiu fazer com que seu parceiro divida as tarefas domésticas com você?

Respeito é bom e conserva o relacionamento
Tempo x cuidados pessoais
Insegurança

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito válida!