Pesquisa do Expresso Feminino

15 de setembro de 2009

É possível manter a paixão?


Algumas pessoas crêem que a paixão é algo natural e que, assim como ela vem e envolve as pessoas sem um convite antecipado, ela também vai embora sem aviso prévio. Em parte isso é verdade e vários relacionamentos se destroem com o adeus da paixão.
Mas então, como fazer para um relacionamento durar? O amor é suficiente para segurar uma relação? Não sentimos falta da paixão mesmo quando amamos de verdade?
Creio que mesmo com o maior amor do mundo, a paixão é o tempero que não deve faltar. Claro que uma relação pode ser mantida somente com amor, pois este ao contrario da paixão é duradouro. Então não dá para manter uma relação somente com paixão? Enquanto a paixão não for embora, sim; mas não temos como dizer quanto tempo uma paixão pode durar.
Se a garantia de se ter um relacionamento duradouro está no amor, como fazer para que este não se torne insosso? Um dos maiores perigos de uma relação duradoura, mesmo que tenha muito amor, está na ROTINA. Ela é o maior perigo para a paixão.
A paixão é como o fogo, se você não o alimenta, diminui sua intensidade e se apaga virando apenas lembranças (as cinzas). Mas é a parte mais gostosa de qualquer relação. A paixão envaidece, nos torna pessoas melhores, nos dá força para lutar contra tudo que nos desagrada, ela nos revitaliza de tal forma que há pessoas que simplesmente necessitam desse sentimento. Você deve estar dizendo: ‘ok, Flávia, isso não é novidade. Mas como fazer para alimentar essa chama?’ Calma! To chegando lá.
Você já deve ter escutado que o segredo para não deixar a paixão se apagar é não cair na rotina - isso também não é novidade. O grande lance é a gente conseguir descobrir como não cair na rotina. A vida é tão corrida que parece impossível e, muitas vezes, é mesmo.
Bom, o ideal era que você conseguisse fazer com que todos os dias tivessem momentos mágicos. Tá dando risada? Pois é. Mas paixão tem tudo haver com magia. E magia, cabe a nós fazermos: temos que estar abertos e até criar a ambientação para que a magia aconteça. Há pessoas que dizem que se você comprar uma lingerie bonita para um dia especial ajuda. Certo, esse tipo de coisa ajuda mesmo sair da rotina, mas estou falando de algo maior.
Sabe quando você tá namorando e apaixonada e se pega olhando para ele sem se dar conta do tempo ou porque exatamente está fazendo isso? É disso que estou falando! É buscar ter isso não importando quanto tempo vocês estão juntos. Pequenos momentos mágicos! Independente de quanto cansaço você esteja sentindo, quando ele chegar, você abrir um sorriso daqueles e pular no pescoço dele. Passear de mãos dadas, lembrar o que a faz estar ao lado dele. Elogios... elogios são excelentes parceiros para se manter uma relação gostosa – quem não gosta de ouvir que está bonito ou uma palavra de carinho?
Deixar recadinhos um para o outro, fazer surpresas. E não adianta dar desculpa de que não tem tempo para escrever um ‘te adoro’ num pedacinho de papel. Criar motivos para se comemorar, desculpas para saírem sozinhos como faziam no início do namoro. Aliás, este é um bom conselho: lembrar do que faziam e o que diziam quando começaram a namorar e tentar colocar isso em prática.
Não permita que a falta de tempo, a intimidade criada entre vocês e a rotina corrida façam vocês se esquecerem porque se apaixonaram e o que mantém vocês juntos. Há quem fique junto por saber apenas que se amam, mas não se lembram por que. Então, a arma contra a rotina é voltar a namorar. Casais que não querem que a chama se apague ou que querem reacendê-la, tem que voltar a namorar.
 
Leia também: Como se sentir bonita?

4 comentários:

  1. Eu adoro namorar o meu marido!!!!!!!
    ODEIO ROTINA, mas como você mesma disse, é tão difícil fugir dela...mas pelo menos nos fins de semama sempre busco um restaurante ou um bar novo para conhecermos, vamos ao cinema às vezes até no meio da semana...e tô sempre fazendo uma brincadeira ou outra em casa!! hahahahahahahaha!!
    Bjos
    Diana Porto - Aracaju/SE

    ResponderExcluir
  2. É interessante tentar sempre estar apaixonado, por tudo que se vive, e viveremos mais intensamente, não só no amor...em tudo,nos pequenos detalhes da nossa vida, nos trabalhos, nas palavras que dizemos...essa paixão acaba por contagiar, e despertar a paixão no outro e cada vez mais em nós. Mas será um assunto complexo rsrs, gostei muito do seu ponto de vista Flavinha, li outros textos tb, gostei muito. Miguel

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Miguel! E a todos que tem dado opinião, pois através dela posso aperfeiçoar meus textos, tentando dar cada vez mais qualidade aos temas.

    ResponderExcluir
  4. Oi sou a Carla. Ameiii de verdade, to em crise com meu namorado ele não é mais o mesmo de antes e eu acabo não tendo tanta paciência pra manter essa relação. E eu tava mi sentindo um nada com tudo ki se vinha passando só ki graças a Deus e essas lindas mensagens estão mi fazendo pensar de outra forma e to cada dia vivendo bem melhor!! Obrigada

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito válida!