Pesquisa do Expresso Feminino

15 de dezembro de 2009

Sorte

“forte, sorte na vida, filhos feitos de amor
todo verbo que é forte
se conjuga no tempo
perto, longe o que for”
(Firmamento, Cidade Negra)

Há quem senta e espera a sorte bater à porta. Também existe aquele que simplesmente não acredita que ela possa existir. E sempre tem quem se lamente por não tê-la.
Segundo o Dicionário Luft, sorte é destino, fado. Destino é poder supremo que supostamente predetermina o curso dos acontecimentos.
Eu acredito na sorte, mas acho que somos nós que a atraímos. Nem mesmo a sorte é capaz de resolver tudo, então não adianta ficar sentada (o) esperando ela cair na cabeça. E também não adianta ficar se lamentando, achando que ela só não vem para você. E se você não crê nela, aí que as coisas não acontecem mesmo.
É o que o filósofo Aristóteles afirmou quando disse que:
“A casualidade (Automatón) diferencia-se da sorte (Týchê) por ser uma noção mais ampla. Porque tudo quanto se deve à sorte deve-se também à casualidade, mas nem tudo o que se deve à casualidade se deve à sorte. A sorte e o que resulta dela só pertencem aos que podem ter boa sorte e em geral ter uma actividade na vida. Por isso, a sorte limita-se necessariamente à actividade humana. Um sinal disso está na crença de que a boa sorte é o mesmo que a felicidade, ou quase o mesmo, pois a felicidade é uma certa actividade, a saber, uma actividade bem lograda. Logo o que é incapaz de tal actividade é também incapaz de fazer algo fortuito. Por isso nada que seja feito pelas coisas inanimadas, os animais e as crianças é resultado da sorte, já que não têm capacidade de escolher; para eles não há boa ou má sorte, a menos que se fale por semelhança, como quando dizia Parménides que eram afortunadas as pedras com que se faziam os altares, enquanto que as suas companheiras eram pisadas”. (Aristóteles, Física, Livro II, 197a b. Grifo meu).
O acaso poderá até te trazer algo inesperado: um emprego ou uma chance para algum tipo de realização, mas se você não estiver pronta (o) para receber essa oportunidade, o que era para ser sorte pode ser visto como azar. Daí você dirá: Nossa! Não acredito que isso aconteceu logo agora que eu não estava preparada (o)! Perdi a chance de conseguir um bom emprego!
Viva sua vida da melhor forma, batalhe por suas realizações, e esteja atenta (o) à sorte, pois ela pode facilitar as coisas. Não adianta você ter a sorte grande de encontrar o amor de sua vida e não ter coragem para vivenciar isso. De nada ajuda ter sorte para encontrar um emprego bom, se você não for profissional de qualidade. Já viu alguém, mesmo com sorte, que vive na ilegalidade e/ou na indecência ser realmente feliz?
A sorte existe e bate à sua porta quando você menos espera mas, para aproveitá-la, é preciso ter coragem, crença, viver de forma digna e honesta, batalhando pelo que quer. Assim, você terá de tudo um pouco para buscar a sua felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito válida!