Pesquisa do Expresso Feminino

16 de dezembro de 2009

Síndrome PIB - Padrão Inatingível de Beleza - O que é?

por Flávia Pantoja Strafacci

Esse texto é continuação de: 1. Síndrome PIB
Cury demonstra sua intenção em divulgar suas idéias na tentativa de desmistificar os padrões de beleza da atualidade, fazendo com que as mulheres percebam o verdadeiro sentido da palavra ‘beleza’ e, consequentemente, libertá-las das neuroses vividas diariamente por elas.
Podemos entender isso já no prefácio de seu livro quando ele afirma que “Vivemos aparentemente na era do respeito pelos direitos humanos, mas, por desconhecermos o teatro da nossa mente, não percebemos que jamais esses direitos foram tão violados nas sociedades democráticas. Estou falando de uma terrível ditadura que oprime e destrói a auto-estima do ser humano: a ditadura da beleza. Apesar de serem mais gentis, altruístas, solidárias e tolerantes do que os homens, as mulheres têm sido o alvo preferencial dessa dramática ditadura. Cerca de 600 milhões de mulheres sentem-se escravas dessa masmorra psíquica. É a maior tirania de todos os tempos e uma das mais devastadoras da saúde psíquica” (CURY, A ditadura da beleza).
Segundo Cury, as mulheres são massacradas pelo doentio padrão de beleza amplamente difundido pela mídia que penetra no inconsciente coletivo levando as pessoas a destruírem sua autoestima e sua saúde física e mental.
Passamos a refletir sobre nossas atitudes e visão sobre a vida quando ele afirma que a Síndrome PIB “[...] as aprisionou no único lugar em que não é admissível ser prisioneiro: dentro de si mesmas” (CURY, A ditadura da beleza, Prefácio. Grifo meu). “Essa ditadura assassina a auto-estima, asfixia o prazer de viver, produz uma guerra com o espelho e gera uma auto-rejeição profunda [...]”.
Ao analisar com atenção as palavras dele, nos perguntamos: Por que permitimos isso? Como não nos damos conta de que tudo isso é uma loucura? Por que nos deixamos levar pela neurose da busca pela beleza inalcançável?

Continua: Por que a (o) atinge?

4 comentários:

  1. gostei mt da materia, esotu lendo o livro de Agusto Cury, A Ditadura da Beleza ea Revolução das Mulheres, citado no texto,tenho 11 anos,e tenho uma amg de 12, nos temos um "sonho", de ajudar as pessoas q sofrem com a sindrome PIB,com a anorexia, bulimia, e coisas relacionadas, estamos tentando ajudar essas pessoas atraves da internet, e creio q assim como vcs conseguiremos!
    parabens pelas materias!

    ResponderExcluir
  2. Terminei de ler A DITADURA DA BELEZA hoje, e gostei mto...acho bem bacana vcs terem a iniciativa de expandir o assunto, assim podendo ajudar indivíduos q sofrem com esses conflitos.
    PARABÉNS

    ResponderExcluir
  3. Eu já li o livro do Cury umas 4 vezes e é realmente muito bom e informativo e mostra que a sindrome PIB atinge pessoas de todos os sexos e idades, eu tenho 12 anos e posso notar sintomas em mim em muitos amigos(as). Espero que isso um dia acabe e nós paremos de nos auto-destruir pois o pior carcere é o carcere da mente!

    ResponderExcluir
  4. Que bacana!!! Quando li esse livro me perguntei como alguém não tinha escrito sobre isso antes e como as pessoas não expandiam este assunto... Fico feliz de ver que algumas pessoas que estão lendo essa matéria passe a falar no assunto com pessoas que conhecem e aplicar essa lição em suas próprias vidas... É muito sério o que a mídia faz com o nosso ego, as pessoas que são expositores de idéias e formadores de opinião deveriam ter o cuidado dobrado ao fazer isso. Mas estamos mudando mesmo que a passos de tartaruga, percebo que algumas marcas estão investindo em propagandas que respeitam a individualidade da beleza, seja magra, gorda, baixa, ruiva, negra... Sou fã dessas propagandas que focam nesse tipo de contexto.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito válida!